Madeiras

A escolha dessa fantástica matéria prima para fabricação de instrumentos seduz pela capacidade acústica, variação de cores, densidades e cheiro.

A decisão do conjunto de madeiras utilizadas em cada instrumento tem ligação direta na sonoridade que o luthier procura alcançar.

Algumas espécies como o jacarandá e o mogno vêm sendo utilizadas por artesãos de todo o mundo há séculos, e ainda são a escolha segura dos luthiers que buscam o padrão máximo de qualidade em instrumentos de ponta.

Devido ao corte indiscriminado destas espécies em nossas florestas, a extração foi proibida no Brasil, e considerando também que madeiras recém

cortadas não se prestam à fabricação de instrumentos, é certo que a melhor opção para os luthiers são as madeiras provenientes de demolição ou estoque antigo de serrarias e madeireiras idôneas que possuam documentação de origem da madeira comercializada.

Matéria prima


Tampos de Adirondack em preparação para armazenamento

Jacarandá premium (reserva especial de pequeno estoque)

Blue Ridge Mountains - Grayson's County, Virginia/USA (Região nativa das árvores de Adirondack Red Spruce)

Árvore de jacarandá caviúna, espécie a ser preservada

Mudas de jacaranda e mogno

Mesmo possuindo pequeno volume de matéria prima, todas as madeiras utilizadas pela nossa luthieria foram adquiridas mediante documentação legítima, devidamente arquivada no IEF/MG.